3 Lições Estratégicas para identificação de nicho de mercado: Visão transversal

O nicho de mercado é um grupo de clientes – potenciais compradores de produtos/serviços, cujas suas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. A economia tradicional era fundamentalmente uma economia de êxitos, desenhada paranicho-de-mercado 1 as massas e assentava na premissa de que para ser economicamente viável um produto tinha de atingir um grande volume de vendas. Neste contexto as empresas produzem quantidades elevadas de uma determinada produção sem definir estratégias de actuação para o (s) seu (s) nicho (s) – estratégia é um conjunto de acções cuja a finalidade é ganhar uma vantagem competitiva sustentável sobre os seus concorrentes, melhorar sua posição junto aos clientes permitindo melhor alocação dos recursos e obtenção dos lucros. A falta de identificação de nicho de mercado faziam com que as empresas incorressem a perdas elevadas olhando para ofertas/produções com menor procura.

Lição número um: O nicho deverá ser grande e com poder de compra

Uma empresa pode ter vários objectivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar nicho-de-mercado 1para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objectivos de uma empresa são vários. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado.

principal objectivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objectivo da empresa é gerar lucros. Ninguém abre uma empresa apenas para banga ou apenas para dizer que é um empresário.

Lição número dois: O posicionamento da marca

Em tempos de economia globalizada e mercados cada vez mais competitivos, é fundamental estabelecer um posicionamento de marca, o lugar que a empresa quer mcdonalds-890x496 1ocupar nos corações e mentes do seu nicho de mercado. Posicionamento é, basicamente, a união entre nicho e Diferenciação. Ou seja: posicionar uma marca é ocupar uma posição diferenciada na cabeça de um nicho específico de mercado; se a empresa não oferece algo de diferente, os consumidores não vêm razão para não optar pela concorrência. Porém, vale ressaltar que o posicionamento de marca não é um ato, mas sim um processo contínuo. Além disso, as vantagens e os diferenciais oferecidos precisam ser relevantes para o público que se pretende atingir; é necessário saber incorporar qualidades técnicas e valores que facilmente são percebidos pelo nicho.

Lição número três: Diversificação do portefólio VS Diversificação do Nicho

Os clientes na sua generalidade tendem acompanhar o progresso tecnológico , social e económico, as suas necessidades de consumo vão se desenvolvendo simultaneamente

Máquina de Corte de Madeira
Máquina de Corte de Madeira

fazendo despertar as empresas para a criação de novos produtos e serviços que estejam a altura das exigências do seu nicho e não só. Assim sendo entendemos que diversificação do portefólio deve fazer parte da estratégia mas nem sempre pode ser percebida como diversificação do nicho – Uma Startup ou empresas já com alguma afirmação no mercado mas que não dispõe de recursos para investir  não podem diversificar o seu nicho pese embora que o velho adágio é inspirador “Não podemos

máquina de corte de caichiliaria
Máquina Automática de Caixilharia

deixar os ovos em um único sexto” mas é preciso recursos para diversificar o nicho e nesta condição recomendamos diversificar o portefólio dentro da estrutura do seu nicho.

Um marceneiro consegue transformar a madeira em portas, janelas, bancos, camas, etc. “perfazendo assim o portefólio do marceneiro ” Vamos admitir que o

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Janela de Caixilharia

marceneiro deseja-se atender as necessidades de outros clientes produzindo janelas e portas em caixilharia. Esta produção fica literalmente dependente de um investimento tecnológico e outros, diferente se o marceneiro quisesse produzir armários em madeira.

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Janela de Madeira

 

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VPAG –Comércio e Prestação de Serviços/Acessória

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